ATV

O campo aqui tão perto

10 Fevereiro 2019

O nosso agradecimento à Câmara Municipal do Montijo, União de Freguesias de Pegões e Junta de Freguesia de Canha.

Obrigado a todos os mais de 50 participantes. Um destaque especial para o grande numero de SSVs que compareceram.

Obrigado aos nosso fotógrafos oficiais, Manuel Sercio, Manuel Guerreiro, e Carlos Oliveira !

Fotos

MS PHOTOS

Grupo ATV / UTV

Encontro ATV / UTV de Pegões e Canha – 2019

NORMAS DE CONDUTA

  1. O Encontro ATV / UTV de Pegões e Canha” é um evento de Turismo de Natureza.
  2. Os participantes devem levar em conta todas as informações e respeitar na íntegra as normas expressas neste documento.
  3. O percurso selecionado passará por Estradas Nacionais e Camarárias, além de caminhos de terra batida, particulares e públicos. Em qualquer dos casos, será da responsabilidade dos condutores o integral cumprimento das normas do código da estrada e seus regulamentos complementares e os devidos cuidados com a condução.
  4. Navegação – A navegação será rotativa.
  5. Os participantes são livres para tomar as suas decisões. Cabe a cada participante avaliar as reais capacidades e decidir a opção de passagem em qualquer lugar.
  6. Deve circular unicamente pelos trilhos e caminhos existentes e cumprir as Normas de Conduta e Boas Práticas de Turismo de Natureza do ICNF
  7. Deve evitar os ruídos excessivos tais como: sinais sonoros, escapes barulhentos e tocar música alto. Sempre que pare deve desligar o motor. “Actuando silenciosamente poderemos escutar a natureza”.
  8. Deve recolher todo o lixo produzido, selecioná-lo e depositar no ecoponto mais próximo.
  9. As viaturas devem estar em excelentes condições de manutenção. Devem ter os órgãos de segurança e iluminação em perfeitas condições. Não devem perder fluidos, não devem emitir fumo excessivo e nem som acima do normal.
  10. Deve deixar as porteiras ou cancelas que encontra no percurso da mesma forma como as encontrou, se estiverem fechadas, abra e volte a fechar. Normalmente a função das porteiras é encerrar os animais em pastagem.
  11. Deve ter o cuidado de ao atravessar linhas de água, o faça no local onde essa travessia seja mais curta, devagar e sem parar.
  12. Deve cuidar de não danificar propositadamente os caminhos ou trilhos. Lembre-se que os mesmos têm vários utilizadores.
  13. Quando se cruzar com pessoas, ao passar junto a localidades e habitações isoladas, deve adoptar um comportamento respeitoso, reduzir a velocidade e um fazer sinal de cumprimento.
  14. Ao passar junto a habitações, dentro das localidades ou ao cruzar-se com pessoas ou animais, deve tomar os devidos cuidados e adoptar uma conduta adequada, circulando com uma velocidade tão devagar quanto a circunstância exija, inclusive parar se tal for necessário para facilitar a circulação dos outros utilizadores dos caminhos e trilhos.
  15. Deve adoptar uma conduta de cumprimento da lei, de respeito pela propriedade e pelos demais. Quando parar ou estacionar, nos trilhos ou caminhos, faça-o tendo em conta não impedir a passagem nem prejudicar terceiros.
  16. Nas deslocações em asfalto e caminhos camarários a velocidade máxima é a que a lei determina para cada local e situação. Em caminhos rurais e trilhos, a velocidade deve ser mais moderada. Em qualquer circunstância e de acordo com o nº 1 do art.24 do Código da Estrada o condutor deve ter em conta o fazer parar o veículo no espaço livre e visível e sua frente assegurando-se no exercido da condução automóvel, de que a distância entre ele e a qualquer obstáculo visível é suficiente parar o veículo em segurança.
  17. Deve respeitar toda a sinalética que encontra e as indicações que lhe sejam dadas, quer seja por elementos da organização, proprietários ou autoridades.
  18. Deve ter sempre em conta o princípio do Eco-Turismo: “contribuir para a preservação dos ecossistemas e para o desenvolvimento sustentado das populações locais, melhorando a qualidade de vida das mesmas”.
  19. Não esqueça que há uma norma que resume todas as anteriores: Faz todo o possível para que sempre que vás ao campo, não se fique a notar que tenhas estado lá.

Telefones. Uteis

  • Nos Trilhos 1 –917576782
  • Bombeiros Voluntários de Canha – 265 897 828
  • GNR Canha – 265 249 764

Nota

  • No caso de avaria a organização compromete-se rebocar a viatura ate ao asfalto mais próximo.
  • O Encontro ATV / UTV é um passeio turístico que encerra um espírito de aventura com muitos aspectos de perfeita imprevisibilidade. Os eventuais imprevistos e a sua resolução, são da inteira responsabilidade dos participantes e fazem parte integrante das características do evento, não aceitando a organização a responsabilidade pela sua resolução.

 

 

 

 

 

 

Facebook
Facebook

APOIO