TT

Do Montijo até Alcácer do Sal… pelo campo

17 de fevereiro de 2019
Inserido no conceito “O campo aqui tão perto”, tranquilo, lúdico e amigo do ambiente, a Organização propõe uma jornada de TT Turístico de excelência.
Com partida do Montijo, cidade às portas de Lisboa, onde pode usufruir dos seus espaço rurais e deixar-se surpreender pela diversidade do património natural, passando pelo concelho de Vendas Novas que apesar da sua história recente, possui um conjunto de património erudito, acabando em Alcácer do Sal, contornando as tranquilas albufeiras do concelho.
Uma rota planeada para desfrutar, tranquilamente, em família ou com amigos. Observar as novas explorações agrícolas, algumas de cariz biológico, que transformam a paisagem, tornando-a diferenciada mas, sem perder a tipicidade e o tradicional bucolismo.
Pouco mais de um centena de quilómetros, entre trilhos de terra batida e algumas ligações de asfalto, ladeados de paisagens verdejantes e características da região. No que diz respeito aos trilhos, foram selecionados com vista a causar o menor impacto ambiental, ao mesmo tempo, proporcionar uma tranquila e emotiva etapa de TT, com dificuldade q.b. resultando num dia muito bem passado.
Mais uma vez, a vertente cultural e gastronómica dão as mãos para enriquecer mais uma edição de  “O campo aqui tão perto”, cujos pergaminhos são conhecido de norte a sul do país.

Os nossos agradecimentos a Cãmara Municipal de Montijo, Vendas Novas e Alcácer do Sal, Também ás Freguesias de Pegões e S. Martinho (Casebres) à Adega de Pegões.

Agradecemos a todos os colaboradores deste passeio. Aos fotógrafos oficiais, Manuel Sercio Silva e Manuel Guerreiro   que tão bem documentaram com imagens o passeio. Obrigado aos cerca de 150 participantes.

Obrigado a todos!!!

Fotos e imagens –

Manuel Guerreiro  

Manuel Sercio 

e Também aqui …

Aproveitamos a ocasião do Montijo > Alcácer,  para recordar o nosso amigo Marco Diniz que participou na organização de anteriores edição deste passeio e em muitos outros…partiu dia 5 de Fevereiro do ano passado !!!

Ponto de Encontro e inicio do Passeio nas instalações da Adega de Pegões

(Localização da Adega de Pegões)

A Cooperativa Agrícola constituída por Alvará de 7 de Março de 1958 veio fornecer o apoio técnico e logístico à elaboração dos primeiros vinhos de Pegões.
Numa primeira fase da sua existência a Cooperativa beneficiou de substanciais apoios financeiros e tecnológicos do sector estatal.

Leia aqui a historia da Adega de Pegões


A GNR deu parecer positivo á realização do “O Campo Aqui Tão Perto” Montijo > Vendas Novas > Alcácer do Sal, no entanto ressalva que: ” Os participantes e demais intervenientes, deveram cumprir escrupulosamente as em vigor relativas  à circulação rodoviária, nomeadamente o o Código da Estrada e sua Legislação Regulamentar, dentro dos limites e excepções que lhe vierem a ser concedidos pelo processo de licenciamento” .


Ao km 80 do percurso entramos na Aldeia de Casebres, identificada com “património da natureza”.
Veja no Portal da Aldeia de Casebres as suas características rurais..

A União de Freguesias de Pegões, apoia o Montijo > Vendas Novas > Alcácer do Sal.

As terras de Pegões, em poder da Ordem de Santiago durante os séculos XIII e XIV, por se situarem na proximidade da antiga Estrada Real (N4) que liga Lisboa a Badajoz, foram beneficiadas pela importância que tem essa ligação nas comunicações com o Sul do país e com Espanha (ver mais)

Facebook
Facebook